Curso de auditor em nutrição vale a pena?
Auditoria. Para algumas pessoas, essa palavra dá arrepios. Para outras, é encarada como desafio. Mas aqui nós não precisamos rimar para te mostrar porque fazer um curso de auditor em nutrição vale a pena. Por mais que o conceito esteja atrelado, no imaginário popular, às áreas administrativas, a auditoria em nutrição é uma ótima forma de assegurar a segurança e qualidade dos seus processos.
O que é uma auditoria?
Em geral, temos duas divisões da auditoria. A primeira a classifica em financeira, cumprimento e operacional, enquanto a segunda se divide em interna e externa.
Quando falamos em auditoria financeira, o foco é saber se as demonstrações financeiras da empresa estão de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Geral e de Auditoria. Na de cumprimento, o objetivo é verificar se as normas e procedimentos implantados pela empresa estão sendo cumpridos.
Já a auditoria operacional, que deve ser conhecida por quem deseja ser um auditor em nutrição, visa fazer um exame mais amplo da organização. Assim, é possível compreender se as atividades estão de acordo com os objetivos da empresa.
Qual é a diferença entre auditoria interna e externa?
Normalmente, o auditor externo é alguém contratado fora da empresa, enquanto o auditor interno é um colaborador que está subordinado ao presidente da organização.
A auditoria externa se subdivide em várias áreas, como: auditoria da qualidade, auditoria contábil, auditoria jurídica, etc. A interna, por sua vez, avalia os processos de gestão da empresa de forma corporativa, então é mais voltada à identificação de vulnerabilidades, riscos, desvios, etc.
De forma resumida, a auditoria é um exame sistemático das ações realizadas dentro da empresa. Ou, no caso da nutrição, dentro de uma UAN, restaurante, hospital, etc.
Como funciona uma auditoria em nutrição?
Vamos recorrer a resolução 378/05 do Conselho Federal de Nutricionistas para nos auxiliar. Sendo assim, “auditoria é um levantamento sistemático para verificar se as atividades e os seus resultados estão de acordo com os requisitos especificados e objetivos planejados”.
A auditoria em nutrição e dietética é uma atividade privativa do nutricionista. Isso significa que apenas aqueles formados com cadastro no respectivo Conselho Regional de Nutricionistas podem atuar nesta área.
Quais são as formas de auditoria em nutrição?
Pode ser uma auditoria interna, quando o próprio nutricionista avalia os processos da UAN, uma auditoria externa de HACCP, feita pela certificadora, uma auditoria com o fornecedor, para saber se ele está de acordo com os padrões da UAN, a auditoria feita pela própria Vigilância Sanitária, etc.
Isso vai depender de qual é a realidade e objetivo da sua UAN. Se for conseguir uma certificação, sua empresa vai passar por auditoria interna e externa para consegui-la. Se houve alguma denúncia de cliente, a cozinha vai passar por uma auditoria da ANVISA e assim por diante.
O que é avaliado por um auditor em nutrição?
Para te ajudar a compreender melhor o papel deste profissional, dê uma olhada neste documento da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde com um instrumento de auditoria em UAN.
Considerando um hospital, os tópicos abordados neste formato de auditoria foram: recursos humanos, quadro técnico, saúde do trabalhador, organização, atribuições clínicas, estrutura física, equipamentos/instalações para conservação dos alimentos, distribuições das refeições, controles ambientais, lixo, vestiário e instalações sanitárias, lactários, procedimentos técnicos operacionais e equipamentos.
Olha só alguns pontos observados pelo auditor em nutrição:
- Os profissionais estão registrados no CRN?
- A UAN promove treinamento periódico para os seus funcionários, capacitando-os às suas áreas de atuação, com registros?
- Uniformização completa?
- Manipulação e preparo dos alimentos com monitoramento da temperatura em todas as suas etapas?
- Faz o teste de degustação das dietas a serem servidas aos pacientes?
- As condições de ventilação, iluminação e conservação são satisfatórias?
- Os equipamentos, instalações e utensílios são suficientes para a produção de refeições?
- Paredes laváveis?
- Existe lavabo com sabão líquido anti-séptico e toalha descartável de uso exclusivo dos manipuladores?
- Os gêneros alimentícios encontram-se no prazo de validade?
- Apresenta termômetros aferidos?
- A UAN utiliza utensílios descartáveis para a distribuição da alimentação nas áreas de pacientes com doenças infectocontagiosas?
- O Lactário possui nutricionista exclusiva?
- Existe proteção contra insetos e roedores?
- É realizada a desinfecção das embalagens metálicas dos produtos a serem utilizados?
E isso é só uma pequena parte do que é avaliado pelo auditor em nutrição! Vale a pena dar uma conferida no documento inteiro, até para se preparar caso você seja o responsável técnico de uma UAN.
Quanto ganha um auditor em nutrição?
De acordo com a Federação Nacional de Nutricionistas, o nutricionista que fizer uma auditoria com relatório deve cobrar, no mínimo, R$2.908,61. No Sindicado dos Nutricionistas, não há um valor para auditoria, mas, tomando como base o de assessoria, é cobrado a partir de R$80 a hora.
Curso de auditor em nutrição vale a pena?
Além do clichê de que todo conhecimento vale a pena, são poucos os nutricionistas com domínio da auditoria. Afinal, não basta fazer um check-list. É preciso conhecer os princípios e conceitos para realização de auditorias, saber usar instrumentos como a matriz de responsabilidades e de avaliação, etc.
Um bom auditor em nutrição conhece a legislação e tem um olhar crítico. Ele se atenta aos detalhes e ao que está escondido nas entrelinhas. Lembre-se que seu objetivo é avaliar para aperfeiçoar o serviço em nutrição. Por isso, o auditor em nutrição é um profissional a serviço da saúde.
Em nossa plataforma de cursos, temos duas promoções rolando para quem se interessa por esse mundo das auditorias: sobre como fazer auditorias internas e de implementação e certificação de sistemas, com foco em HACCP. Que tal conferir e acrescentar “auditor em nutrição” ao seu conhecimento?
Add a Comment