7 dicas de como aumentar vendas no delivery
Fomos surpreendidos com a pandemia do coronavírus e, agora, temos que nos reinventar e descobrir formas de manter o negócio funcionando, mesmo que com as portas, parcialmente, fechadas. Como a entrega é a melhor opção no momento, neste post, separamos algumas dicas de como aumentar vendas no delivery.
Alguns restaurantes, lanchonetes e padarias já estavam acostumados com essa forma de distribuição das refeições. Outros, no entanto, contavam com um público fiel que frequentava o local e nunca precisaram recorrer ao sistema de entregas.
Se você faz parte do segundo grupo, ao invés de olhar a novidade com receio, mantenha a mente aberta. Você pode encontrar no delivery uma forma de expandir os lucros e clientela.
Agora, se você faz parte do primeiro, que tem mais experiência, esse post também será útil para aperfeiçoar seu serviço e fidelizar clientes. Continue lendo para descobrir como tornar o delivery uma boa estratégia de negócio!
O delivery é uma experiência
Uma experiência diferente de ir ao restaurante e fazer um pedido presencialmente, mas, ainda assim, uma experiência. Se o pedido demora, chega em uma embalagem suja, com itens faltando e, ainda por cima, frio, qual a chance do cliente pedir novamente?
Pense: como gostaria de receber aquele prato de comida? Pronto. É assim que deve entregar ao seu cliente. Só que, ao invés de em um prato e entregue pelo garçom, você vai colocar em uma embalagem e mandar pelo motoboy.
Dicas de como aumentar vendas no delivery
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Tenha uma embalagem personalizada
Em um cenário ideal, o melhor é mandar fazer as caixinhas com o logotipo da sua marca, informações de contato e uma identidade visual bem marcada. Mostre que não é um delivery qualquer. É o delivery do SEU restaurante!
Caso não seja possível, alguns outros toques pessoais e cuidados tornam as embalagens mais atrativas e seguras do ponto de vista-higiênico sanitário:
- Pense na proporção entre alimento e tamanho da embalagem. É como aquelas propagandas de expectativa x realidade. Você vê uma embalagem grande e, quando abre, apenas 1/3 é comida. Busque coerência;
- Cuidado com os molhos. Escolha recipientes com uma boa vedação e se estiver inseguro, é melhor mandar enrolado em um plástico filme separado dos outros itens;
- De olho na sustentabilidade. Várias cidades estão abolindo o uso de embalagens plásticas, dando lugar a opções como papel, papelão, kraft, etc;
- Identifique as embalagens com o nome de cada item;
- Se a embalagem for neutra, use uma caneta para escrever o que está dentro, assim como fazer um charme, como desenhar uma carinha feliz ou agradecer pelo pedido.
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Envie recadinhos carinhosos
Esse último item nos traz ao tópico 2. Nada melhor do que receber, junto com o pedido, um “obrigado por nos escolher” ou “esperamos que o lanche esteja gostoso”. Isso mostra que o restaurante, de fato, se preocupa com a satisfação do cliente e fez tudo pensando nos mínimos detalhes.
Ainda mais em tempos como os quais estamos vivendo hoje, precisamos criar uma rede de apoio e compartilhar forças. O pedido é, sim, para matar a fome. Mas também é para compartilhar em família, comer algo gostoso porque está se sentindo ansioso, economizar energias, apoiar empreendedores locais, etc.
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Incentive os comentários nos aplicativos
São eles que mostram que o consumidor final está, de fato, gostando do serviço. É sua vitrine para aumentar as vendas no delivery (junto com imagens de qualidade!). Treine o motoboy para que na hora da entrega ele lembre a pessoa de deixar um comentário no aplicativo. E, acredite, se a comida estiver boa, a pessoa vai comentar.
Mas não adianta nada o cliente comentar e não receber resposta. Separe um tempinho do dia para responder os comentários e, claro, sempre aberto às críticas e sugestões.
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Faça um trabalho de acompanhamento
Caso muitos dos seus pedidos sejam feitos pelo whatsapp, após a entrega dos mesmos, mande uma mensagem para o cliente: e aí, o pedido chegou certinho? Estava gostoso? Podemos melhorar em algo?
Mais do que qualquer dica que daremos por aqui, é esse feedback que vai aumentar as vendas do delivery. Mesmo que você ache que tudo esteja perfeito, é o cliente que tem que estar de acordo, pois é ele que recebe o produto. Aprender a ouvir é muito importante.
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Aposte em promoções relâmpagos
Quem não ama um “compre 1, ganhe outro?” ou “combo com 40% off”? É aí que você vai se diferenciar do seu cliente: por um descontinho aqui, uma promoção acolá.
Olha uma ideia: que tal ter um prato com desconto em cada dia da semana? Na segunda, é parmigiana. Terça, omelete. Quarta, frango. Quinta, feijoada. Sexta, peixe. Ou, então, dar uma sobremesa grátis nos pedidos acima de um valor específico?
Ah, e claro, além de divulgar essas informações nos aplicativos de delivery, essa é a hora de investir em um bom marketing digital e divulgar essas promoções nas redes sociais. Outra ideia: quem tirar o print de um storie e mandar na hora de fazer o pedido pelo whatsapp tem 10% de desconto! Legal, não?
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Mostre-se pronto para resolver os problemas
Atrasou? Foi errado? Chegou frio? A cobrança foi a mais? Não ignore. Um cliente insatisfeito conta para um amigo, um primo e um tio e aí, ao invés de um cliente perdido, você tem vários.
Primeiro, seja gentil nas mensagens e diga que está triste pela experiência ruim do delivery. Em seguida, mostre-se disposto a resolver o problema. Foi errado? Você pode enviar, assim que possível, o pedido certo (e um brinde!). Chegou frio? Ofereça um desconto na próxima compra. Atrasou? Explique os motivos e garanta uma bebida grátis no próximo pedido.
É tudo uma questão de diálogo!
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Tenha um programa de fidelização
Você pode fazer um cartão e a cada compra a pessoa ganha um adesivo para completar a cartela. Quando fizer 10 pedidos, ganha algo! No caso de uma pizzaria, por exemplo, uma pizza brotinho doce. De um restaurante de comidinhas saudáveis, um suco detox.
Assim, quando a pessoa for pensar em fazer um pedido, ela vai lembrar “opa, naquele lugar tem a promoção para juntar pontos”. Some isso a um bom marketing digital, um bom serviço de entrega e promoções pontuais, pronto, você tem um cliente fiel!
Lembrando sempre de que o controle higiênico-sanitário continua com força total no delivery. Fique atento às boas práticas de manipulação. Além de ter um controle rígido do preparo, garanta que as embalagens estejam limpas e íntegras e entregador esteja com as mãos e caixas higienizadas!
Precisa de uma ajuda para aumentar as vendas do delivery por aí? Entre em contato! Vamos, juntos, criar a melhor estratégia em nutrição para sairmos dessa crise melhores que antes.
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