10 dicas de como aumentar o lucro de uma padaria
Cerca de 63,2 mil panificadoras entregam aos brasileiros, todos os dias, pães quentinhos. Desse número, obtido pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), 60 mil são micro e pequenas empresas. Para que o setor cresça ainda mais, separamos 10 dicas de como aumentar o lucro de uma padaria!
Um estudo realizado pela Abip em parceria com o Sebrae mostrou que 66% dos brasileiros consomem pães no café da manhã e 98% da população consomem produtos panificados. Isso significa que, praticamente, todos os brasileiros em algum momento da vida entrarão em uma padaria e pedirão um pão francês, um pão de queijo, aquele sonho apetitoso…
Esse setor faz parte do dia a dia do país e, se bem administrado e com um pouco de criatividade, só tende a crescer. Para que a sua curva de desenvolvimento seja sempre crescente, confira nossas dicas e se mantenha consolidado no mercado:
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Ofereça wi-fi gratuito
As padarias não são apenas um lugar para comprar pão e ir embora. Hoje, as pessoas tomam café, almoçam e jantam em suas mesinhas, assim como recorrem às suas padarias preferidas durante a organização de festas e eventos. Por si só, essa nova característica aumenta o lucro das padarias, mas, além de um bom produto e variedade, você pode oferecer uma experiência ao seu cliente.
Pense em um estudante da faculdade ou profissional autônomo. Em uma terça qualquer, eles podem ir até a sua padaria e tomar um café da manhã enquanto trabalham usando o wi-fi. Horas depois, pedem mais um cafézinho. Depois, um pão de calabresa e, quando percebem, já é hora do almoço e ali está o seu buffet quentinho e cheiroso.
Sem falar nas pessoas que estão passando na rua e decidem entrar para usar o wi-fi, mas acabam consumindo os seus produtos e, de fato, gostando. Em tempos de internet, onde um stories pode atrair clientes, esse é um ponto primordial para se destacar.
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Reveja sua fachada
Mas de nada adianta o wi-fi se a sua fachada está caindo aos pedaços. Crie um ambiente aconchegante e acolhedor desde a calçada. Uma dica é entrar em uma rede social chamada Pinterest e buscar inspirações de padarias gringas.
Por que não umas mesinhas do lado de fora, para quem deseja tomar um café olhando a rua, ou, então, flores e uma lousinha com as promoções do dia? Lembre-se que essa é a primeira impressão que as pessoas terão da sua padaria, por isso, capriche!
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Adapte seu cardápio à época do ano
Páscoa, natal, dia das mães, carnaval, dia das crianças, seja qual for a data comemorativa, tenha um opção especial. As decorações, nesse sentido, são o que mais chamam atenção. Tanto as árvores de natal de pasta americana nos cupcakes, quanto os papais noéis espalhados pela padaria.
Não deu tempo de fazer a sobremesa da ceia? Quer um ovo de páscoa artesanal? Vai fazer um café da manhã especial no primeiro dia do ano? É o nome da sua padaria que deve aparecer em seguida na mente dessas pessoas. Ser lembrado nas festividades é muito importante, afinal, essas são as épocas de maior movimento.
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Tenha um diferencial
O que faz com que um cliente entre na sua padaria e queira voltar? O preço baixo não é mais o suficiente para conquistar uma clientela sólida. Como seu estabelecimento atende às novas demandas do mercado? Pelo que você deseja ser lembrado?
O seu diferencial pode ser:
- Qualidade do atendimento;
- Produção de algum alimento incomum nas padarias;
- Pães fresquinhos o dia todo;
- Ter opções para todas as refeições;
- Bolos personalizados para eventos;
- Opção de produtos vegetarianos e veganos;
- Opções para celíacos e intolerantes à lactose;
- Programa de fidelidade;
- Criação de opções especiais do dia.
É claro que cada cliente se sentirá atraído por um aspecto. Há quem prefira um atendimento rápido e outros que gostam da liberdade de escolher o próprio produto. Há quem se encante pela decoração do local e há quem ligue apenas para o sabor.A ideia aqui não é agradar todo mundo, mas, sim, ter um diferencial que chamará a atenção dos seus clientes ideais. É ser associado a algo positivo.00
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Promova eventos e degustações
Deixe sob o balcão alguns aperitivos para que as pessoas belisquem e conheçam, ao mesmo tempo, os seus produtos. Entregue, junto com o café, uma versão mini de um cookie ou brownie. Seja criativo e incentive o desejo dos clientes.
Sua padaria também pode ser um espaço cultural. Olha só algumas ideias:
- Rodas de leitura para crianças;
- Pocket shows na hora do almoço;
- Oficinas de culinária;
- Cursos de panificação e confeitaria;
- Palestras sobre alimentação saudável;
- Exibição de filmes e documentários.
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Marque presença nas redes sociais
Quem não está online, não é visto. Crie um perfil no instagram e facebook e se dedique a alimentá-lo com conteúdo de qualidade. Mostre os bastidores da padaria, como funciona a cozinha, apresente os funcionários e, claro divulgue seus produtos. Uma única imagem ou vídeo bem feito de um bolo decorado é capaz de chamar atenção dos seguidores e fazê-los irem à padaria por um pedaço.
Outra dica é fazer sorteios e promoções, como, por exemplo, se a pessoa mostrar o post X do instagram ganha 10% de desconto e sorteios de cestas de café da manhã. No dia do amigo, por exemplo, quem levar o melhor amigo para almoçar na sua padaria ganha 2 sobremesas grátis. Tenha em mente que todos nas redes sociais são clientes em potencial!
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Avalie seu fornecedor
Agora, é a vez de olhar para dentro da cozinha. Como é a sua gestão? Você segue todos os requisitos exigidos pela vigilância sanitária? Garante a qualidade do seu produto?
Comece analisando o seu fornecedor. Seus preços realmente compensam? Ele entrega produtos de qualidade? As contas fecham no fim do mês? Conte com a ajuda de uma nutricionista para estabelecer critérios importantes na hora de escolher um fornecedor.
Mas caso queira uma ajudinha, nós temos um post com algumas dicas também!
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Qualifique sua equipe
Não somente no sentido de alinhá-la com suas funções e objetivos da empresa, mas demonstrando real interesse em seu crescimento profissional. Pague por cursos relacionados à área, seja de marketing ou bolos veganos. São os funcionários que fazem a padaria acontecer e, quando a equipe está em harmonia, tudo flui melhor.
Investir na equipe é investir no seu crescimento. Só é possível agregar valor ao produto final quando quem o fez tem paixão, organização e motivação o suficiente.
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Cuide bem do estoque
Um estoque bem organizado significa um estoque onde todos os produtos serão aproveitados ao máximo. Será, então, que algumas das suas maiores perdas não vêm do estoque? Os produtos estão vencendo e ninguém se dá conta? Você tem um controle rígido de vetores e pragas urbanas?
Para te ajudar a fazer uma organização geral na cozinha, conte com a ajuda de uma consultoria e assessoria em nutrição, como a Nutri Mix. Assim, é possível identificar quais irregularidades estão afetando o seu orçamento. Porque antes de querer mudar o exterior, é preciso levar em conta o que acontece dentro da cozinha.
Gostou desse post? Qual é a sua maior dificuldade na hora de administrar seu estabelecimento? Conta pra gente nos comentários!
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