Tecnicas Para Restaurantes
Restaurantes são alguns dos empreendimentos de mais difícil sobrevivência no mercado. Quando conseguem se manter ativos por tempo o suficiente para alcançar um certo sucesso, porém, podem ser negócios de grande rentabilidade.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SP), existem 1,2 milhão de restaurantes no país, que empregam mais de seis milhões de pessoas e movimentam 73 bilhões de reais ao ano.
A cidade de São Paulo, que só perde para Nova York na quantidade de restaurantes, abriga 12,5 mil restaurantes, de 52 tipos de cozinha, 500 churrascarias, 250 restaurantes japoneses, 60 restaurantes vegetarianos e 1,5 mil pizzarias. Ainda de acordo com a Abrasel, 35% dos restaurantes fecham com menos de um ano de
funcionamento. Só 3 em cada 100 estabelecimentos sobrevivem mais de 10 anos.
Do que adianta ter bons pratos, bom atendimento, localização e praça se ninguém sabe disso?
Divulgue o seu diferencial
No que seu restaurante é referência? O que o destaca? Quais as
particularidades?
Se seu restaurante é 24 horas, por exemplo, num lugar onde há poucos estabelecimentos AM/PM, use o fator diferencial na divulgação do seu restaurante.
Comunique-se amplamente
Acredite, restaurantes possuem grande potencial de comunicação eficaz.
Tudo comunica, os garçons, recepcionista, decoração, mesas, cadeiras, guardanapos, pratos atendimento etc.
Tenha atenção às cores e desenho da marca de seu restaurante. É importante ter noção das cores e o que você está comunicando através de seu local.
Para isso, indicamos que você faça e aplique um manual de identidade visual. De maneira que tudo, inclusive cardápio, site e redes sociais dialoguem entre si.
Festivais e Eventos
O mercado da alimentação fora do lar e gastronomia possui um leque de
conceitos que podem ser utilizados no marketing para restaurantes.
Não perca nenhuma oportunidade, participe dos Festivais como BurguerFest,Restaurant Week.
É uma boa oportunidade para atrair clientes que ainda não conhecem o restaurante.
tenha uma boa nutrição para evitar a Diabetes.
Público Alvo
Também chamado de Target, procure saber quem são e como impactá-los.
Pergunte-se: Qual a necessidade meu restaurante supre?
Quais outros restaurantes essa clientela pode frequentar?
Qual idade? Quanto está apto a gastar? Formule as respostas e defina para quem você vai comunicar.
Redes Sociais de Geolocalização e Avaliação
Estimule sua clientela a falar bem de você! As mídias digitais funcionam
como boas redes sociais do boca a boca. Se seu atendimento, pratos e local são bons, incentive as boas avaliações.
Yelp, Kekanto, Foursquare,TripAdvisor são aplicativos / sites baseados na Geolocalização do usuário. Certifique-se que seu restaurante está cadastrado e reivindique a propriedade. Divulgue promoções e ofertas.
Funcionários tem um importante papel no marketing de relacionamento
Recepcionista, Garçom, Cumin e Caixa estão se relacionando diariamente
com o seu público alvo.
Conhecem muitos clientes, sabem gostos e preferências. Tenha uma comunicação interna eficaz, é importante que seus funcionários divulguem os prêmios recebidos, saibam a missão visão e valores, a composição de cada prato, qual harmonização etc.
Um sorriso pode mudar o dia de um cliente, pense nisso.
Eleja seu “boi piranha”
Um prato que atrai as pessoas, vendido com baixa margem de lucro ou até mesmo com prejuízo.
Ele acabará levando as pessoas a consumir outras coisas que vão aumentar o ticket médio.
Ele atrai, mas manter o cliente dentro do restaurante é papel da equipe..
Aproveite datas comemorativas
Dia dos namorados, dia dos pais, dia das mães são ótimas oportunidades
para seu restaurante aceitar reservas e você decorar o restaurante para celebrar a data.
Que tal criar um menu du jour?
Mídia Local
Estar em contato com a mídia local é uma importante tática de marketing local.
Jornais, Blogs, Colunistas são meios potenciais que podem falar sobre o restaurante.
Administre despesas
A gestão de um negócio de gastronomia é tão importante quanto o atendimento, cardápio e ambiente, para Fernandes.
“Para investir em um restaurante, você tem que ter muita certeza e enxergar a oportunidade”,
Outra dica é estar atento aos custos e as perdas. “Saiba administrar despesas.
Personalidades
Última, mas não menos importante das técnicas eficazes de marketing para restaurantes é trazer celebridades, registrar o momento e divulgar nas redes sociais do restaurante.
Patrocine ou apoie espetáculos locais e convide as celebridades para visitarem seu restaurante após a apresentação.
SAIBA MAIS AQUI:
http://nutrimix.g2d.com.br/
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