O que vender em uma lanchonete pequena
Que tal fazer diferente e ir além do clássico lanche de presunto e queijo com refrigerante? Mais do mesmo qualquer um faz, afinal. Não é porque um estabelecimento é pequeno que ele não pode ser surpreendente. Vem ver nossas dicas de o que vender em uma lanchonete pequena e comece a conquistar mais clientes!
É hora de deixar os pensamentos negativos para trás e montar um caminho brilhante para o seu negócio. Porque só quem ama trabalhar com alimentação sabe o quão gratificante é ver um sorriso no rosto do cliente depois da primeira mordida.
O que vender em uma lanchonete pequena: ideias para salgados, doces e bebidas
O sucesso de uma lanchonete é a soma de diversos fatores, mas o cardápio, com certeza, representa uma boa parcela dessa conta. Não importa a localização ótima e o ambiente bem decorado se o cliente não encontrar nada que o agrade ou não gostar do que pediu. Não adianta ter algo que agrade o cliente, se prejudica seu orçamento.
Por isso, antes de definir o que vender em uma lanchonete pequena, é válido estudar o perfil do seu cliente, definir os valores, ver o que anda fazendo a concorrência e estruturar uma linha de raciocínio. Aqui, separamos apenas algumas ideias para te inspirar. O ideal é adaptá-las para sua realidade, orçamento e clientela.
Salgados
- Sopas congeladas
Quem busca algo mais leve para comer, dificilmente vai em uma lanchonete. A pessoa logo imagina que, ali, só vai encontrar frituras e pratos calóricos. Seja uma exceção!
As sopas são uma mão na roda porque podem ser congeladas e aquecidas somente na hora de servir. Lembre-se de que o congelamento acentua os temperos, então é melhor fazer alguns testes antes de finalizar a receita.
No inverno, sua lanchonete pode virar o point! Dá ainda para incrementar as sopas e servi-las em um belo pão. Ah, outra dica é incluir uma opção vegetariana e vegana. Um caldinho de feijão simples e gostoso é o suficiente.
- Wrap feito na hora
Nada daqueles lanches que ficam na geladeira por semanas. Tenha um cardápio de wrap, onde o cliente escolhe o que quer de recheio. Quase como um Spoleto.
Para ficar ainda melhor, você pode fazer a massa na lanchonete, mas, se não for possível, existem várias marcas gostosas no mercado. É só dourar na frigideira e rechear com aquilo que seu cliente escolher. Melhor do que opções prontas que correm o risco de estragar.
- Porção de falafel
Um bolinho árabe cheio de sabor. Feito com grão de bico, essa também é uma ótima opção para quem é vegetariano, vegano ou tem intolerância à lactose.
Assim como as sopas, você pode fazer o falafel e congelar. Depois, é só fritar na hora que o cliente pedir e servir com hommus ou um molho de tahine. É uma delícia!
- Nachos com molhos
Por que ter só batata frita? Tenha uma outra opção, como nachos. Não precisa ser nada elaborado, apenas feito com dedicação e cuidado.
Fazer os nachos pode ser uma tarefa complicada, então, o melhor é encontrar um bom fornecedor e investir em molhos deliciosos. Algumas sugestões são o clássico guacamole, chilli, cheddar cremosos, maionese verde, etc.
Doces
- Brownie com sorvete
Qualquer sobremesa fica melhor com sorvete. E quem resiste a um brownie cremoso, bem chocolatudo, com uma bola de sorvete de creme por cima?
Acrescentar o sorvete não é algo que vai encarecer o prato, mas agrega demais na apresentação e sabor. Escolha uma marca de sorvete boa e tenha cuidado na hora de armazenar, evitando a contaminação!
- Tapioca recheada
Com doce de leite, banana e leite condensado, brigadeiro, beijinho, bicho de pé, queijo com goiabada… As opções são infinitas! Se você quer uma sobremesa fácil de fazer e que agrada todo mundo, vai de tapioca. Quem não ama com bastante leite condensado e coco?
- Caixinha de brigadeiro
Aqui, você não precisa nem fazer a sobremesa em si. Por que não encontrar uma parceria com alguém que faz brigadeiros artesanais? Assim, você sempre tem sabores diferentes disponíveis para os seus clientes e incentiva os produtores locais.
Parceria é sempre melhor que competição! E não vale só brigadeiro, tem pão de mel, cookie, cone recheado e várias outros docinhos simples…
Bebidas
- Cerveja artesanal
Para os amantes do trigo e malte. Em um dia quente, os clientes vão amar parar na sua lanchonete e pedir uma cervejinha com o wrap feito na hora. Se você tiver mesinhas ao ar livre, melhor ainda!
Selecione de três a seis rótulos de cervejas artesanais, que combinam com os pratos que você tem no cardápio. O brownie, por exemplo, vai bem com cervejas escuras, do estilo Porter, já as sobremesas que levam caramelo harmonizam com estilo belga Dubbel.
- Smoothies
Cremosidade, com muito sabor! Olha só um exemplo: manga, banana congelada, iogurte e mel. Docinho, cheio de nutrientes e uma forma simples de incluir pratos mais saudáveis no cardápio.
Para quem é do mundo fit ou está perto de uma academia, tenha o adicional de whey protein ou proteína vegana. Com certeza, seus clientes vão adorar passar na sua lanchonete depois do treino!
- Sucos funcionais
Combinações que refrescam, hidratam e nutrem! Você pode ter o suco da estação, que usa as frutas da época. Ou um mix de frutas vermelhas, abacaxi com gengibre, só de frutas cítricas para aquele up na imunidade…
Também dá para incluir uma folha verde, como couve ou agrião, para aumentar o aporte de fibras e nutrientes. É uma bela forma de começar o dia!
Para quem quer um cardápio preciso que, de fato, ajude a aumentar o faturamento, pode procurar uma consultoria em nutrição. Na Nutri Mix, temos um serviço de planejamento de cardápio individualizado que une conceitos nutricionais com a melhor estratégia de negócio.
E aí, curtiu as dicas de o que vender em uma lanchonete pequena? Vai aplicar no seu estabelecimento? Para mais informações sobre nossa consultoria, conheça a página de serviços. Sua lanchonete pode ser pequena em tamanho, mas grande no sucesso!
Add a Comment