5 dicas de marketing pessoal para consultoras em nutrição
Ser reconhecido no mercado, ao tomar a decisão de empreender, não é tarefa fácil. Ainda mais se você não vêm do mundo da publicidade ou áreas da criatividade, onde o marketing é algo familiar. Você passa quatro anos estudando sobre o corpo, nutrientes, a base da boa alimentação, saúde pública e sai da faculdade sem saber como vender o seu peixe. Você tem o conhecimento, as habilidades e o talento, mas é somente apostando no marketing pessoal para consultoras em nutrição que você terá uma comunicação eficiente.
Esqueça os clichês sobre marketing pessoal ou os mitos em torno dessa palavra. As pessoas criaram uma ideia negativa em torno do marketing, como se fosse algo manipulador, mas ele é o que te coloca no centro dos olhares e promove o seu produto. A questão é usar essas estratégias de uma maneira inteligente, acompanhando as mudanças do mercado e o comportamento dos seus futuros consumidores e clientes.
Você não precisa ser uma vendedora nata ou ter um baita gogó para saber se vender como consultora em nutrição. Também não tem nada de antiético em se autopromover. Você, consultora, é o seu produto, sua marca, e, por isso, deve aprender a se valorizar. Afinal, não foi da noite para o dia que você se tornou uma expert em segurança dos alimentos. A sua decisão em seguir por essa carreira foi fruto de muito estudo, pesquisa, experiência e força de vontade.
Vamos, então, às 5 dicas de como melhorar o seu marketing pessoal e crescer como consultora em nutrição, fidelizando e atraindo mais clientes?
- Tenha empatia pelo outro
O seu cliente não é um robô, ele é uma pessoa que, assim como você, tem dias bons e dias ruins. Mantenha uma postura profissional, mas saiba ser amigável. Seja gentil, ofereça um café, sorria, pergunte sobre a história da empresa e mostre interesse.
Quando o cliente chegar, recebe-o na porta. Faça contato direto, olho no olho. Não atenda ligações no meio de uma reunião e não queira mostrar que sabe tudo. Mostre que você é a pessoa certa no momento certo.
- Fale a mesma língua
Existe uma técnica chamada rapport, que mostra ao cliente que vocês falam a mesma língua. A ideia é escutar o que o outro diz e ver como gesticula para, então, replicar sutilmente esses detalhes em sua fala.
Se a pessoa contou uma história, mostre que prestou atenção e retome momentos dessa história no seu discurso, com o clássico “então, você…”. Esteja 100% presente e pratique a escuta ativa, ou seja, mostre real interesse pelo o que o outro diz.
- Faça das redes sociais uma amiga
Boa parte dos seus clientes estão no facebook, instagram ou twitter. Então, por que não chegar até eles por esses canais? Crie um perfil profissional e compartilhe o seu dia a dia, dando destaque aos seus pontos fortes e conquistas.
Eduque o seu cliente por meio das redes sociais, o ajudando a perceber que ele tem um problema do qual você tem a solução. Evite, ao máximo, conteúdos frios. O objetivo é que as pessoas simpatizem com a sua fala e trabalho. Dessa forma, quando alguém perguntar, você conhece uma consultora em nutrição, a pessoa lembrará de você.
- Demonstre segurança
É normal se sentir inseguro no começo, mas você precisa confiar no seu taco. Evite termos como “talvez”, “não sei” e “eu acho”. Mostre que tem certeza do que está falando e, caso, você, realmente, não saiba, não tenha vergonha em dizer que vai procurar.
Cometer erros é normal, saber consertá-los é essencial. As pessoas não procuram profissionais que sabem tudo. As pessoas querem pessoas dispostas a acrescentar e a aprender. Pessoas pau para toda obra, que encaram os desafios de frente.
Você estudo, se atualizou e se preparou para oferecer o melhor serviço possível. Por que, então, ter medo? Treine a sua mente com pensamentos positivos e troque o “eu não consigo” pelo “eu sou capaz”.
- Foque no seu diferencial
Ok, o seu cliente sabe o que uma consultora em nutrição faz. Por que ele deveria te contratar? O que torna você diferente? O que você oferece que os outros não tem? Como você vai ajudá-lo? Do e-mail marketing à reunião de negócios, sua fala, seus textos e suas atitudes devem tomar como base essas respostas.
Lembre-se, sempre, que o seu diferencial não pode ser sobre você, mas, sim, sobre as necessidades e problemas do clientes. O que você pode fazer pelo outro de melhor?
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