Dicas para evitar contaminação no serviço de self service
O self service é um dos tipos de restaurantes mais querido entre os brasileiros. Vários opções, preço camarada e um a cada esquina. Para os donos, porém, essa forma de distribuição implica em alguns problemas higiênico-sanitários. Afinal, como ter controle para evitar contaminação no serviço de self service? Como garantir que todos estejam respeitando as regras de bom senso e mantendo os pratos intactos?
Vamos imaginar o seguinte cenário: 12h30, hora do almoço. Os funcionários acabaram de receber o VR e estão morrendo de fome. Um grupo de 5 pessoas decide entrar em seu restaurante self service. Ninguém lava a mão. Todos conversam sobre a comida, riem e gritam para que o grupo inteiro escute. Alguns confundem os utensílios no meio da conversa e trocam o do feijão com o da sopa. As mulheres de cabelo solto, os homens de barba. É uma festa para as bactérias.
Mas se você não pode controlar a atitude alheia, o que fazer para diminuir os riscos de contaminação? Nós separamos algumas dicas abaixo!
- Coloque um lavatório para as mãos na entrada
Deixe bem visível a pia, logo no começo do restaurante. Às vezes, as pessoas não lavam as mãos, justamente, porque não enxergam o lavatório. Deixe à disposição sabonete anti séptico e toalhas descartáveis de papel. Nada de toalha de pano!
Uma boa dica para chamar ainda mais atenção é manter um cartaz ao lado reforçando a importância da lavagem correta das mãos. Que tal uma frase como “a mão é a principal porta de entrada para as bactérias” ou “evite doenças, lave as mãos”?
- Deixe em locais estratégicos álcool em gel
Se a pessoa passou reto pelo lavatório, talvez, ela não resista ao álcool em gel. Você pode deixá-lo em uma mesinha perto dos pratos e talheres ou posicionado na parede, antes do começo do buffet. Assim como no lavatório, coloque uma plaquinha escrita “álcool em gel” e uma plaquinha apontando para o local.
- Faça uma caixinha com prendedores de cabelo
Chuquinha, xuxinha ou, simplesmente, prendedor. Próximo do álcool em gel, coloque uma caixinha com alguns prendedores baratinhos de cabelo. Além de um brinde para as clientes, essa é uma maneira de evitar cabelos indesejados na comida.
Mas deixe claro: pegou? Então, prenda o cabelo enquanto se serve!
- Separe os utensílios por cor
O ideal é que o utensílio do alface sempre fique no alface, evitando a contaminação cruzada. Para ajudar os clientes a não se confundirem, você pode relacionar a cor do utensílio ao prato servido. No tomate, o cabo é vermelho, na cenoura, laranja, na beterraba, roxo e assim por diante.
Você não conseguirá praticar isso em todos os pratos, afinal, batata, farofa e queijo têm a mesma cor, mas, ao menos, em alguns é possível fazer essa associação visual.
- Prenda o utensílio na mesa
Uma outra forma de evitar a contaminação cruzada é prender o utensílio próximo ao prato. Sabe aquelas canetas de banco? A ideia é a mesma. Ainda há o risco do cliente confundir entre os pratos próximos, mas, pelo menos, o pegador da rúcula não vai parar no torresmo.
- Posicionar bilhetinhos ao longo do buffet
Nada impositivo, tente ser o mais gentil o possível. Alguns exemplos de recados:
- Precisa arrumar um cantinho a mais no prato? A gente entende, mas prefira o seu talher, não os utensílios do buffet.
- Ei, você lavou as mãos? Não? Nós temos um lavatório lá no X (especificar lugar).
- Casaco sujo de molho? Cuidado com as roupas no buffet!
- Quer contar aquela novidade para o seu amigo? Que tal esperar até chegar na mesa? A comida agradece!
- Se você tem alguma dúvida, deixou algum utensílio cair no chão ou dentro da preparação, chame um de nossos funcionários! Estamos à disposição.
- Lembre-se que, depois de você, outra pessoa irá se servir!
Criar essa consciência é essencial para diminuir os riscos. É o seu papel, dono do estabelecimento, fazer parte dessa mudança comportamental. Cliente consciente é sinônimo de restaurante seguro.
Outras coisas, que estão sob o seu controle, podem ajudar a diminuir a contaminação, como melhorias no layout, ter um balcão de distribuição grande e controlar rigorosamente o tempo e a temperatura de exposição dos alimentos.
Ter um serviço de self service limpo, organizado e agradável é possível! Se você precisa de ajuda, entre em contato com a Nutri Mix. Temos profissionais preparados para avaliar o seu restaurante e encontrar formas acessíveis de evitar a contaminação.
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