iso 9001 e iso 22000

Diferença entre ISO 9001 e ISO 22000

Comparação ISO 9001 e ISO 22000, entenda a diferença

ISO 9001 e ISO 22000. Calma, você não precisa se descabelar para entender qual é a melhor norma para sua empresa. Neste post, detalhamos as duas certificações para que você entenda, de uma vez por todas, a diferença entre elas. A ISO 22000 substitui a ISO 9001? O que elas têm em comum? Quais são as diferenças? Continue lendo e descubra!

Antes, porém, é preciso entender porque as normas ISO são reconhecidas internacionalmente e qual é a sua importância no cenário da indústria de alimentos. Ter um sistema de gestão baseado em uma norma ISO vale a pena?

 

O que são as normas ISO?

A sigla ISO representa “International Organization for Standardization”, ou seja, Organização Internacional para Padronização. Criada em 1947, na Suíça, a entidade tem como objetivo aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos

“Ué, não deveria ser IOS?”. Sim, a ordem correta é essa. Mas, como para cada língua existiria uma sigla diferente, a entidade decidiu adotar o “ISO”, pois, em grego, “isos” significa “igual”, combinando com o propósito da organização.

No Brasil, a ISO é representada pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Quem nunca precisou aplicar normas ABNT a um trabalho acadêmico, não é verdade? Mas quem precisou fazer referência nas normas ABNT mal imagina que a associação cuida muito mais do que, simplesmente, a padronização de artigos científicos.

Toda essa normatização de empresas e produtos tem a finalidade de manter a qualidade. A empresa com uma certificação ISO ganha reconhecimento internacional e credibilidade por seguir padrões que garantam a eficácia de seus processos.

Uma equipe de especialistas, dentro da organização, se responsabiliza por desenvolver normas técnicas que são requeridas pelo mercado. A ISO 9001, por exemplo, é voltada para a Gestão da Qualidade, enquanto a ISO 22000 para a Segurança dos Alimentos. Mas falaremos sobre isso daqui a pouco.

Entenda a diferença entre ISO 9001 e ISO 22000

Por que ter uma certificação ISO?

Qualquer empresa que decida ter uma certificação ISO passa por um processo que envolve diversas etapas, a fim de que os processos sejam implementados corretamente. Cada área e setor passa por uma análise crítica e melhorias a fim de controlar os riscos, garantindo a qualidade e a segurança dos produtos – tudo isso antes dele chegar à prateleira.

Quando falamos em ISO, falamos em reconhecimento e credibilidade, mas também há outros ganhos com a certificação. Ao ter um padrão, você garante que suas práticas são mais seguras e os processos mais produtivos. Com a otimização do trabalho, você incorpora uma política de melhoria contínua na indústria, diminuindo erros e imprevistos.

Há um reconhecimento dos órgãos fiscalizadores, menos problemas, menos burocracias e o desenvolvimento de um sentimento de orgulho na equipe. Sem falar que todo investimento feito para conseguir a certificação volta com o aumento de clientes – principalmente se estamos falando de indústrias que importam e exportam produtos.

 

ISO 9001, panorama geral

O objetivo da ISO 9001 é a satisfação do cliente ao fornecer produtos que atendam às suas expectativas. Essa norma especifica requisitos para um sistema de gestão de qualidade, sendo que este sistema é um instrumento que ajuda o gestor a identificar erros e corrigir processos dentro da indústria. 

A melhora da gestão de qualidade da empresa, com a ISO 9001, acontece por meio de uma visão holística da organização. Você entende o contexto que ela está inserida, encontra os riscos, avalia resultados, assegura melhorias e monitora a satisfação do cliente.

ISO 22000, panorama geral

Já o objetivo da ISO 22000 é a segurança dos alimentos. A ISO 22000 combina os programas de pré-requisitos, os programas de pré-requisito operacionais e a análise de perigos e pontos críticos de controle. Essas são estratégias para alcançar o controle dos perigos identificados desde o planejamento até a distribuição do alimento. 

Segurança é um requisito inegociável para a indústria. Esta deveria ser a prioridade máxima, afinal, para que um alimento seja de qualidade, ele tem de ser seguro. 

 

Pontos em comuns

Antes, é preciso esclarecer: a ISO 22000 não tem a função de substituir a ISO 9001, pelo contrário, as normas se complementam. Apesar dos objetivos diferente, a estrutura das duas normas é bem semelhante e entre os requisitos em comum, podemos citar:

  • Controle de documentos e registros;
  • Sistema de rastreabilidade;
  • Gestão de recursos;
  • Atualização do sistema de gestão;
  • Melhoria contínua;
  • Auditorias internas.

 

Diferença entre ISO 9001 e ISO 22000

Para entender a diferença entre a ISO 9001 e a ISO 22000, vamos dividir seus aspectos em tópicos. Para começar, a ISO 9001 é mais antiga, de 1987, enquanto a ISO 22000 é de 2005. A última revisão da ISO 9001 foi em 2015 e a última da ISO 22000 foi em 2018.

Em relação aos elementos mais importantes para a implementação das normas, na ISO 9001 temos o cliente, a liderança, parceria com os fornecedores, tomada de decisões baseadas em fatos, envolvimentos das pessoas, abordagem de processos e dos sistemas. Já na ISO 22000 os elementos são a comunicação interativa, sistemas de gestão, APPCC e programas de pré-requisitos.

A principal diferença, talvez, seja o foco. O foco da ISO 9001 é em todos os atributos da qualidade exigidos por requisitos legais, estatutários e pelo cliente. Da ISO 22000 é em um atributo específico da qualidade, a segurança dos alimentos.

Enquanto a ISO 9001 é aplicável a todas as organização e indústrias do ramo de serviços, a ISO 22000 é aplicável às organizações inseridas na cadeia produtiva dos alimentos, o que inclui os equipamentos, embalagens, transporte e armazenamento. A ISO 9001 também permite a exclusão de alguns requisitos da cláusula 7, enquanto a ISO 22000 não permite a exclusão de nenhum.

Por fim, temos os documentos exigidos para implementação. Em comum, nas duas normas, temos o controle de documentos, de registros, as auditorias internas e ações corretivas. De diferente, na ISO 9001, há o manual da qualidade, controle de produtos não-conformes e ações preventivas. Na ISO 22000, o controle de produtos potencialmente inseguros, correções e recolhimentos.

Agora, você pode se perguntar: qual devo escolher para minha empresa? No mundo ideal, o recomendado é que as indústrias integrem as normas. Mas, caso essa opção não seja viável, você pode entrar em contato com a Nutri Mix e entender qual se encaixa mais na sua realidade atual, sendo a mais vantajosa. Porque com qualidade não se brinca!

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