Como demitir corretamente: o que fazer e não fazer
Demissão. Não é fácil para quem dá a notícia e, muito menos, para quem recebe. Em alguns momentos, porém, após se esgotarem todas as tentativas, essa é uma atitude necessária. Apesar de não existir um manual de ética sobre como demitir corretamente um funcionário, é possível tornar essa experiência menos traumática.
Antes de qualquer coisa, vale lembrar que esse vai ser um momento desagradável, não tem como fugir. Não espere sorrisos, abraços e confete. Vai ter uma carga emocional forte e, na maioria das vezes, negativa. Ainda mais se a pessoa não espera a demissão.
A liderança também tem suas partes ruins, afinal. O importante é estar preparado para elas e, por isso, separamos algumas dicas sobre como demitir corretamente, focando no que deve ser feito ou evitado a todo custo. O momento em si da demissão é imprevisível, mas quanto mais você estiver preparado, menos estressante será o processo.
10 dicas de como demitir corretamente um funcionário
O primeiro passo, antes das dicas abaixo, é ter certeza da sua decisão. Avalie, primeiro, quais os motivos levaram à, possível, demissão e se não há nada que possa ser feito para contornar essa situação. Será que não vale a pena dar outra chance? Mas se, após refletir, não tem jeito mesmo, é hora de ir para parte difícil.
- Reúna-se sozinho com a pessoa
Demissão não é comitê. Assuma essa responsabilidade e encare o problema. É importante que esse momento seja somente entre você e a pessoa. Assim, você valoriza sua posição de liderança e não coloca o outro em uma situação constrangedora.
- Escolha o melhor dia e horário
Por mais que a sexta-feira pareça o melhor dia, afinal, você poderá lidar com a demissão no final de semana, especialista são contra. O ideal é no começo da semana, como na segunda ou terça. Isso porque a pessoa demitida terá tempo para tirar dúvidas e tomar uma decisão imediata, ao invés de se lamentar no sábado e domingo.
Outra dica é ter essa conversa pela manhã, quando a pessoa ainda não começou suas atividades. Assim, a equipe tem tempo de absorver a informação e se reorganizar. Fora que ninguém merece fazer todo seu trabalho para, no fim do expediente, escutar que não precisa vir mais, não é?
- Separe um bom tempo para a conversa
Mais de 30 minutos, preferencialmente. Será uma das suas últimas chances de conversar sozinho com aquela pessoa. Que seja, então, uma entrega recíproca. Que cada parte envolvida possa falar e ser escutada sem medo de exceder o horário.
É impossível demitir alguém em 5 minutos, a não ser que você seja alguém muito frio e não se preocupe com seus negócios. Lembre-se que um funcionário ressentido pode, sim, prejudicá-lo. Além disso, aquela pessoa, de certa forma, te ajudou a chegar onde está hoje, então, nada mais justo do que mostrar respeito.
- Não fique enrolando
Nada de contar histórias, perguntar do primo, da viagem de férias… Seja educado e, ao mesmo tempo, objetivo. É isso e ponto final. Nenhuma risada no início da conversa vai tornar essa notícia menos impactante. Olhe nos olhos e fale a verdade, o que nos leva ao próximo tópico…
- Explique os motivos com sinceridade
Não foi corte de custos? Então, não dê essa desculpa. Se a pessoa fez algo que há como reparar, explique. Se foi algum comportamento indevido, fale. O funcionário tem o direito de saber porque está sendo demitido.
Fale que você tentou consertar a situação em momento X e Y, que essa não foi uma decisão impulsiva e mostre que está sendo sincero em relação aos motivos. Mas, como falamos anteriormente, seja objetivo. Explique tudo de forma bem clara e, caso a pessoa entenda e aceite, dê alguns conselhos sobre como melhorar na próxima experiência.
- Evite pedir desculpas
Isso só alimenta a angústia e raiva da pessoa demitida. Imagina só escutar: desculpa, sei que isso é injusto, mas… Se é injusto, por que está demitindo? Não queira tirar o peso dessa responsabilidade dos ombros. Mostre que está seguro em relação a essa decisão, já que é algo irreversível.
- Dê apoio e escute o outro
Ao mesmo tempo, isso não te impede de ser gentil e escutar o que a pessoa têm a dizer. Você está demitindo alguém, não o abandonando. Diga que o funcionário pode marcar uma reunião com o pessoal do recursos humanos para obter algumas dicas, a relembre dos seus direitos, como, por exemplo, o seguro desemprego e deixe com que ela desabafe.
- Tenha toda documentação pronta
Resolva o máximo de assuntos legais ali, na hora. Por mais gentil que o funcionário seja, demissões costumam ser motivos para vários processos. O certo é que toda documentação esteja em mãos na hora de comunicar a demissão. Não deixe para depois.
- Comunique à equipe depois
Evite fofocas e boatos. Já pensou ficar sabendo que vai ser demitido por um colega de trabalho? Totalmente antiético e irresponsável. Depois de estudar bem essa decisão, comunique o RH, apronte o que for preciso e, em seguida, vá direto à pessoa.
Na hora de comunicar a equipe, não use isso como uma ameaça, mas, sim, uma momento de reflexão. Não é hora de expor o funcionário, mas, sim, de agradecer pelo seu trabalho e incentivar a equipe a seguir fazendo o seu.
- Reflita sobre as lições aprendidas
O erro nunca é isolado. Talvez, você não tenha escolhido a pessoa certa para função. Talvez, não tenha dado atenção o suficiente para pessoa. Talvez, não deu o melhor treinamento ou não soube controlar os processos. Reflita sobre o que pode mudar na organização da empresa para evitar futuras demissões.
Caso ainda esteja amadurecendo a ideia da demissão, sugerimos que leia outro post com dicas de como lidar com funcionários difíceis. Demitir alguém deve ser a última opção, depois de esgotar todos os outros recursos.
Tem alguma outra dica sobre como demitir corretamente alguém? Como foi a primeira vez em que precisou fazer isso? Conta pra gente nos comentários!
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