como demitir corretamente na UAN

Como demitir corretamente: o que fazer e não fazer

Como demitir corretamente: o que fazer e não fazer

 

Demissão. Não é fácil para quem dá a notícia e, muito menos, para quem recebe. Em alguns momentos, porém, após se esgotarem todas as tentativas, essa é uma atitude necessária. Apesar de não existir um manual de ética sobre como demitir corretamente um funcionário, é possível tornar essa experiência menos traumática. 

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que esse vai ser um momento desagradável, não tem como fugir. Não espere sorrisos, abraços e confete. Vai ter uma carga emocional forte e, na maioria das vezes, negativa. Ainda mais se a pessoa não espera a demissão.

A liderança também tem suas partes ruins, afinal. O importante é estar preparado para elas e, por isso, separamos algumas dicas sobre como demitir corretamente, focando no que deve ser feito ou evitado a todo custo. O momento em si da demissão é imprevisível, mas quanto mais você estiver preparado, menos estressante será o processo. 

10 dicas de como demitir corretamente um funcionário

O primeiro passo, antes das dicas abaixo, é ter certeza da sua decisão. Avalie, primeiro, quais os motivos levaram à, possível, demissão e se não há nada que possa ser feito para contornar essa situação. Será que não vale a pena dar outra chance? Mas se, após refletir, não tem jeito mesmo, é hora de ir para parte difícil. 

  1. Reúna-se sozinho com a pessoa

Demissão não é comitê. Assuma essa responsabilidade e encare o problema. É importante que esse momento seja somente entre você e a pessoa. Assim, você valoriza sua posição de liderança e não coloca o outro em uma situação constrangedora.

  1. Escolha o melhor dia e horário

Por mais que a sexta-feira pareça o melhor dia, afinal, você poderá lidar com a demissão no final de semana, especialista são contra. O ideal é no começo da semana, como na segunda ou terça. Isso porque a pessoa demitida terá tempo para tirar dúvidas e tomar uma decisão imediata, ao invés de se lamentar no sábado e domingo.

Outra dica é ter essa conversa pela manhã, quando a pessoa ainda não começou suas atividades. Assim, a equipe tem tempo de absorver a informação e se reorganizar. Fora que ninguém merece fazer todo seu trabalho para, no fim do expediente, escutar que não precisa vir mais, não é?

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  1. Separe um bom tempo para a conversa

Mais de 30 minutos, preferencialmente. Será uma das suas últimas chances de conversar sozinho com aquela pessoa. Que seja, então, uma entrega recíproca. Que cada parte envolvida possa falar e ser escutada sem medo de exceder o horário.

É impossível demitir alguém em 5 minutos, a não ser que você seja alguém muito frio e não se preocupe com seus negócios. Lembre-se que um funcionário ressentido pode, sim, prejudicá-lo. Além disso, aquela pessoa, de certa forma, te ajudou a chegar onde está hoje, então, nada mais justo do que mostrar respeito.

  1. Não fique enrolando

Nada de contar histórias, perguntar do primo, da viagem de férias… Seja educado e, ao mesmo tempo, objetivo. É isso e ponto final. Nenhuma risada no início da conversa vai tornar essa notícia menos impactante. Olhe nos olhos e fale a verdade, o que nos leva ao próximo tópico…

  1. Explique os motivos com sinceridade

Não foi corte de custos? Então, não dê essa desculpa. Se a pessoa fez algo que há como reparar, explique. Se foi algum comportamento indevido, fale. O funcionário tem o direito de saber porque está sendo demitido.

Fale que você tentou consertar a situação em momento X e Y, que essa não foi uma decisão impulsiva e mostre que está sendo sincero em relação aos motivos. Mas, como falamos anteriormente, seja objetivo. Explique tudo de forma bem clara e, caso a pessoa entenda e aceite, dê alguns conselhos sobre como melhorar na próxima experiência.

  1. Evite pedir desculpas

Isso só alimenta a angústia e raiva da pessoa demitida. Imagina só escutar: desculpa, sei que isso é injusto, mas… Se é injusto, por que está demitindo? Não queira tirar o peso dessa responsabilidade dos ombros. Mostre que está seguro em relação a essa decisão, já que é algo irreversível. 

  1. Dê apoio e escute o outro

Ao mesmo tempo, isso não te impede de ser gentil e escutar o que a pessoa têm a dizer. Você está demitindo alguém, não o abandonando. Diga que o funcionário pode marcar uma reunião com o pessoal do recursos humanos para obter algumas dicas, a relembre dos seus direitos, como, por exemplo, o seguro desemprego e deixe com que ela desabafe.

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  1. Tenha toda documentação pronta

Resolva o máximo de assuntos legais ali, na hora. Por mais gentil que o funcionário seja, demissões costumam ser motivos para vários processos. O certo é que toda documentação esteja em mãos na hora de comunicar a demissão. Não deixe para depois. 

  1. Comunique à equipe depois

Evite fofocas e boatos. Já pensou ficar sabendo que vai ser demitido por um colega de trabalho? Totalmente antiético e irresponsável. Depois de estudar bem essa decisão, comunique o RH, apronte o que for preciso e, em seguida, vá direto à pessoa. 

Na hora de comunicar a equipe, não use isso como uma ameaça, mas, sim, uma momento de reflexão. Não é hora de expor o funcionário, mas, sim, de agradecer pelo seu trabalho e incentivar a equipe a seguir fazendo o seu.

  1. Reflita sobre as lições aprendidas

O erro nunca é isolado. Talvez, você não tenha escolhido a pessoa certa para função. Talvez, não tenha dado atenção o suficiente para pessoa. Talvez, não deu o melhor treinamento ou não soube controlar os processos. Reflita sobre o que pode mudar na organização da empresa para evitar futuras demissões. 

Caso ainda esteja amadurecendo a ideia da demissão, sugerimos que leia outro post com dicas de como lidar com funcionários difíceis. Demitir alguém deve ser a última opção, depois de esgotar todos os outros recursos.

Tem alguma outra dica sobre como demitir corretamente alguém? Como foi a primeira vez em que precisou fazer isso? Conta pra gente nos comentários!

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