9 dicas de como aumentar o movimento de um restaurante
Alimentação é uma das áreas básicas de investimento. Todo mundo come. Todo mundo precisa comer. E todo mundo confraterniza em torno de uma mesa farta. Mas mesmo os restaurantes já estabelecidos sofrem, em meio a crise, com a queda do número de clientes. Então, como aumentar o movimento de um restaurante quando as pessoas têm cada vez menos dinheiro para gastar? É sobre isso que falaremos neste post!
Entendendo a raiz do problema
Mas, de antemão, avisamos: não adianta atirar para todos os lados e esperar resultados. Você precisa criar uma boa estratégia e, para isso, o primeiro passo é descobrir porque o movimento diminuiu. Você pode fazer isso de algumas formas:
- Pesquisa online: a pessoa compra algo no restaurante e na nota fiscal tem acesso a um site onde pode responder uma pesquisa e ganhar um brinde na próxima compra.
- Pesquisa presencial: deixe folhetinhos na mesa para que as pessoas respondam.
- Pesquisa no caixa: dê a oportunidade de responderem também no caixa, com a possibilidade de ganharem um brinde, como um bombom ou sobremesa.
- Pesquisa por e-mail: se você tem um marketing online eficiente, provavelmente, tem uma lista de e-mails. Chegou a hora de usá-la, enviando um formulário direto para esses clientes, sem que ao menos precisem ir ao restaurante.
- Pesquisa pelas redes sociais: você também pode divulgar esse formulário em suas redes sociais, para todos que o seguem.
Com esse material em mãos, você, com certeza, terá uma resposta concreta do motivo e saberá em qual direção seguir. Se, por exemplo, o principal problema é o dinheiro, que tal promoções durante a semana? Se for o atendimento, é a hora de rever a sua equipe ou iniciar treinamentos. Se for a falta de opções, por que não criar um cardápio infantil para atender às mamães?
Vamos, agora, partir para a prática com as dicas abaixo de como aumentar o movimento de um restaurante!
- Reforme sua fachada
As pessoas que passam em frente ao seu empreendimento, sabem que ali é, de fato, um restaurante? O que tem de chamativo na fachada? Você deixa claro quais são os pratos e, principalmente, a média de preço? O lado de fora é limpo e convidativo?
A fachada é a primeira impressão que as pessoas têm do restaurante. Mas não precisa exagerar, são pequenos detalhes que fazem a diferença, como uma lousa com o prato do dia escrito em uma letra bonita, deixar o cardápio exposto de alguma maneira para quem passa, colocar flores e, quem sabe, até um banquinho.
Faça com que as pessoas olhem e pensem: nossa, que lugar gostoso, a comida deve ser uma delícia.
- Dê um up no ambiente interno
Mas de nada adianta a fachada ser incrível se o ambiente interno está caindo aos pedaços. Os clientes vão entrar e dar dois passos para trás. O lado de dentro também importa.
A impressão deve ser de que alguém acabou de limpar o lugar. Nada de pó, marcas nas paredes ou pegadas no chão. Limpeza é um sinônimo de lugar comprometido com a saúde dos clientes.
O cheiro deve ser agradável, de comida fresquinha. A luz precisa ser boa e clara e a música não pode atrapalhar as conversas entre as pessoas. Além disso, se o seu restaurante tem uma temática, use e abuse da decoração. Seja criativo e saia do lugar comum! As pessoas se lembram de lugares marcantes e diferentes.
- Invista nas redes sociais
Todos seus clientes estão no facebook ou no instagram. Então, por que você não marcaria presença por lá? Use os stories para mostrar os bastidores da cozinha e divulgue fotos de dar água na boca! Mas não esqueça de marcar os preços em alguns posts, além de deixar bem claro o seu endereço e telefone, ok?
- Faça promoções irresistíveis
Brasileiro adora uma promoção. Compre 1, leve 2. Compre 1 combo, ganhe o refrigerante. Almoço até às 14h com suco grátis. Pense em algo que seria simples dentro da logística do seu restaurante e atraia clientes pelas promoções.
Você pode divulgar essas promoções na sua fachada e nas redes sociais. Alguns exemplos bacanas: quem marcar um amigo em uma publicação X do instagram, ganha sobremesa. Quem levar o print de um foto que você postou no facebook, ganha um refrigerante. E por aí vai. Aproveite também datas comemorativas, como dia do beijo, dia do amigo, dia do avô, dia de tudo o que você pode imaginar.
- Crie concursos e sorteios
Sabe aqueles restaurantes que fazem concursos do tipo: quem conseguir comer essa coxinha de 1kg em 30 minutos não paga? Pegue a ideia e adapte para o seu estabelecimento.
Uma dica é fazer gincanas. Então, quem achar o bilhete dourado no restaurante, ganha o próximo almoço grátis. Ou deixe nas mesas um papel com a ideia do concurso, por exemplo, a frase mais criativa sobre o almoço do dia ganha uma sobremesa na próxima refeição. Os sorteios, por sua vez, são bacanas nas redes sociais.
- Melhore a apresentação dos pratos
Porque para postar no facebook e no instagram, os pratos precisam estar bonitinhos, certo? Crie com seus funcionários apresentações mais criativas e diferentes. Use cumbuquinhas, chapas, taças, entre outros utensílios.
Isso vale igualmente para restaurantes self service. A salada não precisa ser jogada, você pode organizar os itens criando até mesmo imagens, como flores.
- Mostre o seu compromisso com a segurança dos alimentos
Que tal convidar a nutricionista para dar uma palestra? Ou, então, fazer uma live no facebook mostrando como funcionam as coisas dentro da cozinha para que tudo saia da forma correta e mais segura o possível.
Deixe lembretes dentro do restaurante mostrando que vocês se preocupam com os aspectos higiênico-sanitários. Esclareça termos técnicos e convide os clientes a conhecerem a cozinha. Você pode instruir os garçons a fazerem esse convite antes dos clientes irem embora.
Mas, é claro, para isso, tudo precisa estar de acordo com a legislação! Como andam as obrigações legais do seu restaurante?
- Elabore um programa de fidelidade
Depois de 10 almoços, o 11º é grátis. Ou a cada R$50, ganha 1 ponto. Essa é uma ideia bem simples que só vai lhe custar o preço dos cartõezinhos ou um sistema de controle. Mostre que você valoriza as pessoas que frequentam o seu restaurante.
- Confie no seu trabalho
Talvez, a dica mais importante: tenha segurança. Você precisa acreditar que o seu trabalho é bom para que as pessoas acreditem. Precisa ter certeza que a sua comida é saborosa para que as pessoas se sintam atraídas. Precisa confiar que o seu restaurante tem valor. Só assim, pensando coisas boas, você será capaz de atrair mais prosperidade.
E aí, gostou das nossas dicas de como aumentar o movimento de um restaurante? Se você for aplicar alguma delas, conta para gente! E se precisa de uma ajudinha para readequar a cozinha e reorganizar os seus gastos, conheça os serviços da Nutri Mix.
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