Saiba como aproveitar alimentos que sobram
Foi-se o tempo em que sustentabilidade era vista como uma moda passageira. Hoje, entendemos que ela é uma necessidade. Tanto para geração atual e, principalmente, para a futura. Saber, então, como aproveitar alimentos que sobram é uma das atitudes conscientes que podemos ter diante de um cenário tão preocupante.
Temos uma sociedade que consome demais e reutiliza de menos. Que age pelo impulso e descarta sem responsabilidade. Que não pensa no amanhã. Afinal, lembre-se que você tira o lixo da sua casa, mas não do planeta. Que toda compra financia uma indústria de exploração ou uma indústria sustentável. São nossas escolhas diárias que impactam na natureza e no consumo dos recursos naturais.
As coisas ficam ainda mais tensas quando lembramos que, enquanto 113 milhões de pessoas passam fome no mundo, o Brasil é um dos países que mais desperdiçam comida. São 26,3 milhões de toneladas de alimentos que vão para o lixo anualmente. Falar em sustentabilidade alimentar, mais do que saber como aproveitar alimentos que sobram, significa repensar nossa forma de consumo e produção.
Os benefícios do reaproveitamento integral dos alimentos
Além de diminuir a quantidade de lixo orgânico em casa, você terá benefícios econômicos e nutricionais. Saber como aproveitar alimentos que sobram é uma forma de se posicionar a favor do planeta, do seu bolso e da sua saúde.
As cascas dos alimentos, por exemplo, estão cheias de nutrientes, como fibras e minerais. Quer ver só? 100g de casca de tangerina tem 4,77mg de ferro e a mesma quantidade de casca de banana tem 29,96mg de magnésio. A casca do abacate tem boas quantidades de cálcio, 123,94mg em 100g, e a casca do mamão tem 0,56mg de zinco em 100g.
Ao usar o alimento integralmente, por outro lado, você garante que seu dinheiro foi bem investido, afinal, nada foi descartado, tudo teve um propósito. Jogar alimento fora é jogar dinheiro no lixo. E ninguém gosta de fazer isso, não é mesmo?
9 dicas de como aproveitar alimentos que sobram
Desde cuidados com a beleza até compostagem, as formas de aproveitar os alimentos que sobram são inúmeras. Basta ter um pouco de criatividade e criar a consciência de que cada parte do alimento tem potencial.
- Hidratante para o corpo e rosto
Depois de usar aquele abacate madurinho para fazer um guacamole, você pode esfregar a parte interna da casca na pele, como um hidratante. Deixe agir uns 10 minutos e enxágue com água fria. Pronto, pele hidratada!
Também dá para usar a casca de laranja. Retire a polpa, corte as cascas em pedaços pequenos e ponha para secar no sol ou no próprio forno. Quando elas estiverem bem sequinhas, bata no liquidificador em alta velocidade para obter um pó. Por fim, misture com iogurte e mel para obter um hidratante facial poderoso.
- Bolo de casca
O que mais vemos por aí são receitas de bolo com casca. Dá para usar a da banana, maçã, abacaxi, laranja, etc. Perfeito para um cafézinho da tarde com as amigas. Melhor ainda se for um bolo com açúcar mascavo e farinha integral, cheio de nutrientes!
- Talos das hortaliças
Talo de agrião, couve, brócolis, couve flor, espinafre, beterraba, rúcula… Sobrou? Não vai perder a parte com mais fibra do alimento, não é mesmo? Coloque na farofa, como recheio em bolinhos e até no meio do arroz.
Olha só uma receita super simples: lave bem os talos e se for usar da couve coloque por 1 minuto na água fervendo. Em seguida, misture os talos com 2 ovos, 5 colheres de sopa de farinha de trigo integral, ½ cebola picada, 2 colheres de sopa de leite, orégano, sal e temperos a gosto. Por fim, adicione 1 colher rasa de fermento e misture sem bater.
Agora, é só fazer bolinhas e levar para assar ou fritar na air fryer. Super simples e com ingredientes que todo mundo tem em casa!
- Caldos saborosos
Carcaça do frango, pele da cebola, casca de cenoura e o topo do aipo? Vá guardando esses ingredientes poderosos no congelador até obter a quantidade suficiente para fazer um caldo de galinha ou de legumes. Seus risotos terão ainda mais sabor!
- Chá para aquecer
As cascas das frutas rendem chás nutritivos, cheios de polifenóis, antioxidantes poderosos que combatem os radicais livres no corpo. É só higienizar bem as cascas e colocá-las para ferver por uns 10 minutos. A casca de 6 maçãs, por exemplo, faz até 4 xícaras de chá.
- Compostagem
É possível comprar mini composteiras para que você crie seu próprio adubo em casa. Dá para aproveitar até borra de café e casca de ovo! Todo esse material orgânico, que antes iria para o lixo, vai voltar para terra, ajudando a fertilizá-la.
- Pão duro
Jogar fora o pão que endureceu? Jamais! Se você bater no liquidificador, terá uma farinha de rosca caseira para empanados. Se cortar e colocar para assar com azeite e orégano, terá uma torradinha caseira crocante e deliciosa.
- Raspadinha para refrescar
Rale as cascas que sobraram das frutas cítricas, como limão e laranja, e guarde no congelador. Para aqueles dias em que o termômetro marcar 30 ºC, é só tirar do freezer e bater no liquidificador com água, gelo e açúcar. Com uma folhinha de hortelã, então, delícia!
- Compressa para os olhos
Outra dica de beleza. Sabe aquele pepino que amoleceu? Corte em rodelas finas e coloque no congelador por uns 5 minutinhos. Aí é só posicionar nos olhos para reduzir o inchaço.
Casca de batata também tem o mesmo efeito. Deixe na geladeira para esfriar e, depois, coloque a parte úmida sob os olhos fechados por 10 minutos. Lembre-se apenas de lavar bem os alimentos antes de colocá-los em contato com a pele, ok?
E aí, curtiu nossas dicas de como aproveitar alimentos que sobram? O que você faz com os talos e cascas aí na sua casa? Se quiser receber mais dicas como você, é só nos seguir no instagram ou facebook. Sempre tem conteúdo fresquinho e sustentável por lá!
Add a Comment