CADASTRAR SEU RESTAURANTE EM APP DE DELIVERY

Dicas para cadastrar seu restaurante em app de delivery

Como atrair clientes pela tela do celular? Confira nossas dicas para cadastrar seu restaurante em app de delivery

Pediu, chegou. O setor de delivery cresceu mais de 94% durante a pandemia do coronavírus no Brasil. É uma tendência que veio para ficar. Aqueles restaurantes mais tradicionais, que se recusavam a incluir essa forma de entrega, acabaram se prejudicando. Mas cadastrar seu restaurante em app de delivery vai além de colocar algumas informações ali e esperar pelos pedidos. É preciso ter alguns cuidados e (muita) estratégia!

Atualmente, existem diversos aplicativos de delivery. Podemos citar Rappi, UberEats, iFood, Neemo, James Delivery, etc. Falaremos abaixo um pouco mais sobre três deles. Continue lendo, então, para entender como cadastrar seu restaurante em app de delivery!

Cadastrar restaurante no iFood

Talvez, o mais conhecido de todos e o grande “queridinho”. Em agosto de 2020, a startup brasileira registrou 44,6 milhões de pedidos. Há, inclusive, estudos que mostram essa preferência.

No iFood, o restaurante encontra o plano básico e o plano entrega. Entenda a diferença entre eles:

  • Plano básico: entrega é feita pelo restaurante; comissão de 12% sobre o valor de todos os pedidos e mais 3,5% em pedidos com pagamento via iFood; mensalidade de R$ 100, apenas se faturar mais do que R$ 1.800 mensais.
  • Plano entrega: entrega feita por parceiros do aplicativo; comissão de 23% sobre o valor de todos os pedidos e mais 3,5% nos pedidos com pagamento via iFood; mensalidade de R$ 130, apenas se faturar mais do que R$ 1.800 mensais.

Para se cadastrar, o restaurante precisa CNPJ válido e CNAE no ramo alimentício, conta bancária vinculada ao CNPJ (ou ao responsável legal, em caso de MEI), computador com Windows (a partir do 7) ou celular Android e internet para receber os pedidos. A mensalidade é sempre grátis no primeiro mês!

CADASTRAR SEU RESTAURANTE EM APP DE DELIVERY - UBER EATS

Cadastrar restaurante no UberEats

A principal diferença é o sistema de entrega. A plataforma da Uber conecta o restaurante com autônomos que fazem entregas de carro, moto, patinete, bicicleta ou a pé. Se você tem uma equipe de entregas, poderá usá-la, desde que converse diretamente com a Uber para ver se a opção está disponível na sua cidade.

Eles não mostram no site o valor cobrado para o restaurante fazer o cadastro. No entanto, citam duas taxas:

CADASTRAR SEU RESTAURANTE EM APP DE DELIVERY - RAPPI.jpg

Cadastrar restaurante no Rappi

Apesar da área de abrangência ser menor, o aplicativo da Rappi é como se fosse um “entrega tudo”. Tem farmácia, supermercado, restaurante e o cliente até pode enviar um pacote para um amigo ou comprar uma roupa e pedir para o entregador buscar.

A comissão Rappi é uma porcentagem + IVA sobre cada venda ou fatura efetuada pela Rappi. Alguns sites citam uma taxa inicial de R$40 reais, descontados no primeiro repasse. No mais, cobram a taxa de 3,5% sobre cada transação feita.

Os pagamentos são semanais, reunindo tudo o que foi vendido na semana anterior, já descontados a comissão. O dinheiro é transferido para conta bancária indicada pelo restaurante.

Na Rappi, a frota de entregadores do aplicativo se encarrega das entregas. O raio de entrega varia entre 2 e 5 km.

Qual aplicativo escolher?

Depende de alguns fatores. O primeiro passo é conhecer seu público-alvo para entender qual aplicativo é o mais usado. Depois, leve em consideração seu bairro, a área de atendimento, os benefícios de cada aplicativo e, principalmente, seu sistema de entrega.

A comissão do iFood é maior, mas, em compensação, o volume de pedidos também. Uma das vantagens da Rappi é contar com uma equipe de entregas própria, sendo que caminho percorrido pelo pedido é sempre rastreado. O UberEats também tem rastreamento instantâneo e está ligado a um dos aplicativos de transporte mais usado no Brasil.

Às vezes, compensa até cadastrar seu restaurante em mais de um aplicativo de delivery. Quem sabe, fazer um teste por alguns meses e entender qual é o mais vantajoso para o seu tipo de negócio. Lembre-se apenas de ler com cuidado os contratos digitais para não ter nenhuma surpresa depois!

Dicas para cadastrar seu restaurante em app de delivery

Plataforma escolhida, é hora de fazer o cadastro e criar seu menu. Fique de olho: os cuidados ao montar esse menu são o que fazem a diferença, sendo decisivos na hora do cliente apertar “fazer pedido”. Um menu digital deve ter o mesmo empenho de um menu físico, disponível no restaurante. Além do você, existem, por exemplo, outras 50 hamburguerias disputando o cliente naquela região.

A princípio, tome cuidado com os erros de português. Os textos devem ser claros, objetivos e coerentes. Antes de fazer o upload, leia, releia e peça para alguém de fora conferir, certificando-se de que nada está confuso.

Outro elemento importante é a descrição do pedido. Coloque todos os ingredientes usados naquele prato. Um “risoto de cogumelos” é diferente de “risoto de cogumelos, com shimeji, shitake e portobelo, feito com vinho branco e finalizado com azeite trufado”. Qual te parece mais apetitoso? Fora que essa descrição é essencial para clientes com restrições alimentares.

Invista também em imagens de qualidade. Nada de pegar fotos do Google! Contrate um fotógrafo ou tire um dia para fazer belas imagens dos seus pratos. O cliente não está presente fisicamente, então você precisa mexer com a curiosidade e imaginação, explorando, principalmente, a visão.

CADASTRAR SEU RESTAURANTE EM APP DE DELIVERY - DICAS

Outros 10 cuidados na hora de cadastrar seu restaurante no app de delivery

  • Tenha a opção do cliente escolher se quer ou não talheres descartáveis e canudos. Às vezes, a pessoa está na rua e precisa disso para conseguir comer;
  • Seja flexível, permitindo que o cliente retire ou adicione ingredientes;
  • Sinalize bem os pratos diferenciados, como sem glúten ou veganos;
  • Responda os comentários;
  • Não se esqueça das ofertas;
  • Ter bebidas e sobremesas disponíveis torna o pedido ainda mais completo;
  • Cuidado com as observações colocadas pelo cliente na hora de fazer o pedido;
  • Especifique quantas pessoas cada prato serve;
  • Se colocou que a entrega é feita entre 30-40 minutos, esse tempo tem que ser respeitado;
  • Caso sirva carne, tenha a opção de escolher o ponto da carne.

Gostou dessas dicas? Já tem seu restaurante cadastrado em quais aplicativos? Que tal revisar o menu e fazer alguns dos ajustes que citamos aqui? E se precisar de ajuda, já sabe, é só entrar em contato com a Nutri Mix!

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