CARDÁPIO DE SUCESSO

Cardápio de sucesso: o que não pode faltar?

Um cardápio de sucesso é aquele que conquista o cliente e traz resultados!

A fachada de um restaurante é, sim, um elemento importante para atrair a atenção do cliente. Mas é ao sentar na mesa e pegar o cardápio em mãos que ele tomará a decisão de sair ou fazer um pedido. Um cardápio de sucesso, então, não tem como foco apenas o design ou a preparação em si. O foco é a experiência do cliente.

Por isso, não adianta enfeitar o cardápio, colocar muita cor ou encher de informações sobre a história do restaurante. Para se ter um cardápio de sucesso, é preciso planejamento. Tudo que está ali deve agregar valor ao seu público-alvo, de forma a influenciar na decisão de compra.

Nesse post, separamos alguns itens que vão ressignificar seu cardápio. Afinal, ele não é só um pedaço de papel. É a porta de entrada para o seu trabalho. É sua vitrine.

CARDÁPIO DE SUCESSO - DICAS

7 coisas que não podem faltar em um cardápio de sucesso

1. Descrição detalhada dos pratos

Vamos supor que um dos seus acompanhamentos seja um arroz à primavera. Pelo nome, é possível supor que este seja um arroz colorido, com legumes. No entanto, sem uma descrição detalhada, não há como saber quais ingredientes compõem o prato. Essa é uma informação essencial.

Nessa descrição, você pode aproveitar para valorizar os ingredientes usados. Afinal, um risoto de camarão é gostoso. Mas é ainda melhor com um azeite trufado ou um toque de castanhas. O cliente só saberá dessas particularidade se as mesmas estiverem descritas no seu cardápio de sucesso.

Não precisa também descrever o passo a passo da receita. Coloque em duas ou três linhas, com uma fonte menor, apenas os principais ingredientes da opção. Usando o arroz primavera, por exemplo: arroz branco, cenoura, ervilha, ovos, presunto, mussarela, salsinha e cebolinha. Pronto, o cliente terá uma noção de como é o prato e se está de acordo com o que ele gosta ou até mesmo pode comer, nos casos de alergia ou intolerância alimentar.

CARDÁPIO DE SUCESSO - FOTOS

2. Fotos de qualidade

Nós comemos primeiro com os olhos, isso é fato. Quando passamos em frente ao balcão de uma padaria, o que nos atrai, antes mesmo do sabor, é o cheiro e a aparência dos produtos. Seu cardápio de sucesso pode brincar com os sentidos das pessoas.

Mas, cuidado: não use fotos da internet! Que tal contratar um fotógrafo especialista em comida para tirar fotos belíssimas dos seus pratos? Ele saberá como produzir e compor a imagem de tal forma que capture a atenção do olhar.

Lembre-se que a descrição (que falamos no tópico 1) deve bater com a fotografia! O cliente espera que chegue à mesa um prato semelhante àquele que viu no cardápio.

3. Ingredientes de qualidade

Que podem ser valorizados no seu cardápio de sucesso! O sabor dos alimentos muda de acordo com seu processo de produção e manipulação. Todo mundo sabe, por exemplo, o sabor de um queijo parmesão. Dependendo, porém, da empresa e dos cuidados tomados na fabricação, esse queijo terá um sabor mais acentuado ou genérico.

A princípio, qualquer pessoa pode falar que usa ingredientes de qualidade. Aqui, o X da questão, é mostrar isso ao cliente enquanto ele lê o cardápio. Se você usa, então, alimentos orgânicos, de produtores locais e com selos de certificação, conte isso ao cliente de forma objetiva e simples.

Outro exemplo: vamos supor que uma de suas sobremesas leve mel. Mas o mel que você usa no restaurante é puro, sem agrotóxicos, feito com respeito à natureza e preservando as características naturais do produto. Você pode colocar as informações do seu produtor em um box do lado da sobremesa e resumir essa história em 4 ou 5 linhos. Pode confiar, o cliente ficará tentando a experimentar.

4. Adequação com a proposta do restaurante

Faz sentido uma hamburgueria vender estrogonofe? Ou um restaurante italiano ter rolinho primavera? Ou, ainda, menos absurdo, um restaurante com uma proposta caseira ter ingredientes exóticos ou um lugar, supostamente, saudável vender fritura? Um cardápio de sucesso complementa a ideia do restaurante.

Os elementos devem conversar entre si, desde a decoração até o prato usado para servir o alimento. Deve fazer sentido. Essa construção de lógica é o que torna o fato de ir ao restaurante mais do que o simples ato de comer. Transforma esse momento em uma experiência – sensorial, visual, etc.

CARDÁPIO DE SUCESSO - CARDÁPIO DIGITAL QR CODE

5. Adaptação aos meios digitais

Já pensou ter um cardápio interativo? Em que o cliente vai filtrando as opções disponíveis a partir das suas preferências? Ou poder colocar um vídeo no meio do seu cardápio de sucesso? Hoje, é possível ter versões digitais dos cardápios tradicionais, aumentando a possibilidade de interatividade e acesso à informação.

A pandemia da covid-19 trouxa à tona a importância dos cardápios digitais, que vieram para ficar. Eles são mais seguros, dão autonomia ao cliente e facilitam o atendimento. Existem várias opções: por aplicativo, QR code, em tablets disponíveis na mesa, etc.

6. Opções vegetarianas e veganas

No Brasil, 14% da população se declara vegetariana. Esse estilo de vida cresce cada vez mais e aqueles que não querem se adaptar acabarão ficando para trás.

Criar uma opção vegetariana ou vegana saborosa é simples. Não precisa de nada elaborado. Basta ter sabor e sair do óbvio. No mercado, você encontra diversas opções, sem nada de origem animal, dos produtos convencionais que conhecemos, como linguiça, hamburguer, nuggets, presunto, queijo, etc.

Ao mesmo tempo, pratos comuns e simples, como omelete, nhoque, ratatouille e sopas são vegetarianos – e até veganos com certas adaptações. Dessa forma, você amplia o leque de opções em seu cardápio de sucesso, atendendo também o público alérgico ao ovo, leite, intolerante à lactose, preocupado com o meio ambiente, etc.

7. Flexibilidade

Coisa que muitos restaurantes ainda pecam! O cliente precisa ter a liberdade de tirar e colocar o que preferir. É claro que ele não vai criar um prato novo, mas se ele não gosta de azeitona, por que o chef não pode tirar ou substituir por uma alcaparra? Por que não escolher o ponto da carne ou pedir para que o shimeji seja refogado no azeite, não na manteiga?

Faz toda diferença ter esse cuidado de ouvir o cliente e fazer o possível para melhorar sua experiência. Em síntese, ter flexibilidade é entender que as pessoas têm gostos diferentes e que estamos ali para atender esses gostos, proporcionando prazer por meio da comida.

E aí? Qual desses itens estão faltando para tornar seu cardápio um cardápio de sucesso? Será que uma transformação no seu cardápio não aumentaria os lucros e a fidelização dos seus clientes? Venha bater um papo com a Nutri Mix! Há mais de 10 anos, trabalhamos ajudando serviços de alimentação a cumprirem seus objetivos.

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