Cardápio digital, o futuro bate à porta
Temos assistentes virtuais, cortinas que fecham pelo celular e aspiradores inteligentes, mas seu restaurante ainda não tem um cardápio digital? Qualquer serviço de alimentação tem que atender às demandas dos clientes e ficar de olho nas tendências.
O cardápio digital é uma ferramente flexível, simples e que pode aumentar (e muito!) a lucratividade do seu estabelecimento. Por que, então, até hoje alguns lugares usam o mesmo cardápio físico há anos? Afinal, por mais incrível que seu risoto de camarão ou bolo de cenoura sejam, eles não parecerão apetitosos em um papel manchado e rasurado.
O que é um cardápio digital?
Existem vários tipos de cardápio digital. No entanto, de forma resumida, ele está integrado aos dispositivos móveis. Isso significa que seu cliente consegue acessar as opções disponíveis usando, por exemplo, um tablet ou celular.
Mais para frente, comentaremos as vantagens dessa forma de cardápio. Por enquanto, tenha em mente que é um ferramenta digital. Ou seja: nada de papel na mesa!
Cardápio digital e a pandemia da covid-19
Apesar de não ser exatamente uma novidade, foi em 2020, com a pandemia da covid-19, que o cardápio digital ganhou mais destaque. Para reabertura de bares e restaurantes, foi preciso diminuir possíveis vetores de transmissão, sendo o cardápio físico um deles.
Isso porque ele está em contato direto com as mãos dos clientes e muitos, pelos seus materiais, não poderiam ser higienizados. Assim, para diminuir a transmissão do coronavírus, os estabelecimentos passaram a disponibilizar o cardápio por plataformas digitais ou nas paredes, lousas, quadros, etc.
Quais são os tipos de cardápio digital?
Um cardápio digital pode ser desde um aplicativo no smartphone até um sistema instalado em tablets na mesa. Alguns dos tipos mais comuns são:
Board menu tradicional
Bem comum nas redes de fast-food, é como uma espécie de quadro que fica pendurado na parede. Nele, exibem-se todas as opções disponíveis, junto com os preços. É mais comum quando o cliente faz o pedido no caixa e aguarda na mesa. A maior desvantagem é ter que substituir a arte do quadro toda vez que alguma informação mudar.
Board menu digital
Parece com o board menu tradicional, mas, ao invés de quadros, usam-se televisões que formam uma grande tela. Um vídeo vai passando no painel e o cliente consegue escolher seu pedido. Apesar do custo de instalação ser maior, em caso de alteração, não há custo de reimpressão. Basta fazer a alteração digital no vídeo.
Aplicativo de cardápio digital
O cliente baixa um aplicativo, que pode ou não ser exclusivo do restaurante, e tem acesso ao cardápio. Essa opção é mais interessante para os locais que apostam no delivery. Nem sempre o cliente, pessoalmente, vai estar disposto a baixar o aplicativo ou, então, tem internet e um smartphone para isso.
Cardápio digital em tablet
Diferente do aplicativo digital, o restaurante se responsabiliza pela compra ou aluguel dos tablets, que ficam disponíveis na mesa. Sua vantagem em relação ao cardápio tradicional é a possibilidade de colocar descrições elaboradas e fotos mais atrativas. Dá até para incluir vídeos da cozinha e das receitas sendo preparadas!
Cardápio em tablet integrado ao sistema de gestão
É igual ao cardápio em tablet, mas com outros itens adicionais. Esse tipo de cardápio conecta salão, cozinha e caixa.
O cliente faz o pedido pelo tablet, que vai diretamente para cozinha e, ao mesmo tempo, é lançado na mesa e/ou comanda. É possível ainda integrar o sistema o estoque, controlando o que entra e saí. Além disso, há as funções de receber um feedback dos clientes e chamar o garçom com apenas um toque.
Cardápio digital por QR Code
O mais utilizado atualmente, pela facilidade, baixo custo e alta aceitação. O restaurante deixa disponível na mesa uma arte com um QR Code. O cliente escaneia usando o celular e consegue ver todo cardápio.
O que é o QR Code?
QR Code, ou código QR, é a sigla de “Quick Response”, traduzindo, resposta rápida. É um código de barras que, ao ser escaneado, é convertido em texto, um endereço URL, número de telefone, e-mail, contato, SMS ou, no nosso caso, um cardápio.
Quais são as vantagens do cardápio digital?
Com o que vamos te contar agora, você, com certeza, vai querer ter um cardápio digital para chamar seu. Suas vantagens são:
- O autoatendimento confere mais agilidade e autonomia ao cliente;
- O papel deixa de ser um vetor de transmissão de vírus e bactérias;
- O cardápio não envelhece, não mancha, não escurece ou é rasurado;
- É um diferencial em comparação a outros restaurantes;
- Você consegue contar uma história para o cliente, com fotos, vídeos e texto;
- Menor risco de falhas na cozinha;
- Mais sustentável;
- Menor sobrecarga do garçom;
- Vantagem para clientes estrangeiros, pois é possível oferecer o cardápio em outras línguas;
- Experiência de pedido mais seguro para os clientes;
- Menor tempo de espera pelo pedido;
- Economia com reimpressão e material;
- Facilidade em alterar informações, como preço;
- Marcação facilitada de produtos diferentes, como veganos, sem glúten, orgânicos, etc.
Tem algum ponto negativo?
Não há como negar: o cardápio digital é uma tendência que veio para ficar. Existe, sim, um pouco de resistência em relação à mudança. Algumas pessoas, principalmente as mais velhas, não estão acostumadas a chegar em um restaurante e não encontrarem um cardápio.
Sempre vai haver quem prefira o papel, mas isso não pode te impedir de evoluir e acompanhar tendências. Disponibilizar essa opção é tanto prático quanto econômico.
Qual cardápio digital é o mais indicado?
Isso vai depender da sua necessidade e tipo de estabelecimento. O cardápio com QR Code é uma boa maneira de começar. O custo é baixo, é mais fácil de acessar do que um cardápio por aplicativo e é uma forma de testar como seus clientes vão reagir.
Essa é uma das soluções mais práticas e simples. Basta apenas que você coloque o QR code com o seu cardápio em um display na mesa. O cliente aponta a câmera do celular para o código e imediatamente o cardápio será aberto na tela.
Diante de todas as mudanças que vivemos em 2020, adicionamos esse serviço à rotina da Nutri Mix! E aproveitamos ainda para dar aquele up no cardápio, caso o cliente queira. Vamos juntos em direção ao futuro?
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