Quero abrir um restaurante em 2020 - Dicas

Abrir um restaurante em 2020 é seu sonho?

Quer abrir um restaurante em 2020?

 

Duas das tendências deste ano tem a ver com alimentação: comida vegana e delivery. Com a onda do iFood, UberEats e o olhar mais cuidadoso para certas dietas, temos a expansão de um negócio que, antes, já dava certo. Com comida boa e bem feita não tem como errar. Então, se seu desejo é abrir um restaurante em 2020, separamos dicas que unem as principais tendências e vão te ajudar a sair na frente e se destacar no mercado.

Não que esse seja um ramo simples, porque não é. Além dos detalhes burocráticos, é a atenção aos detalhes que separa o sucesso da falência. Apesar de parecer um negócio glamouroso, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, 35% dos estabelecimentos não sobrevivem ao primeiro ano.

Mas abrir um restaurante em 2020 e conquistar um público fiel é, sim, possível. Você não precisa virar um episódio de Pesadelo na Cozinha. Basta ter um pouco de criatividade, um bom planejamento estratégico e muita vontade de fazer dar certo. Bora ver nossas dicas?

 Quero abrir um restaurante em 2020 - Veganismo e Delivery

Abrir um restaurante em 2020: primeiros passos

Antes de escolher o bairro, contratar engenheiro ou abrir uma conta no instagram, defina quatro coisas: quem é seu público? Qual sensação quer passar com o ambiente? Como vai ser seu cardápio? Qual é o tipo de serviço?

São essas quatro perguntas que vão definir todo seu planejamento. Querer abrir um restaurante em 2020 é um desejo ainda muito abstrato. Precisamos aproximá-lo da realidade e essas questões vão ajudar.

Definindo um público

Não caia na ilusão de que vai vender para todos. É impossível. Pensa só: como você vai criar uma campanha de marketing para quem quer pagar R$20 em um prato e, ao mesmo tempo, para quem está disposto a pagar R$200? Difícil, não?

Ao definir o público, tenha em mente a pessoa que você gostaria de ver frequentando seu restaurante, nos mínimos detalhes. Qual é a idade dessa pessoa? Como ela está se vestindo? Com quem ela está? De onde ela está vindo? O que ela gosta de comer? Isso vai nortear a maioria das suas ações.

Escolhendo a sensação do ambiente

Sabendo qual é o público, o que você quer que esta pessoa sinta ao entrar no restaurante? Que ela se divirta ou se sinta em um ambiente acolhedor? Quer transmitir paz ou alegria? Parece besteira, mas é estratégia. É o que chamamos de storytelling.

Seu restaurante tem que contar uma história. Com início, meio e fim. Não adianta abrir uma cafeteria e colocar ali dentro tudo o que você gosta: cor amarela, futebol e personagens da Marvel. São coisas que não conversam. Agora, imagine uma cafeteria que conta a história do café na cidade e traz elementos vintage. Olha que lugar gostoso de passar uma tarde!

Pensando no cardápio

Você sabe quem quer atender, sabe onde quer atendê-lo e agora falta o produto em si. A cereja no topo do bolo. O cardápio deve seguir o mesmo tema, combinando com os outros elementos. Já pensou servir rabada em um lugar onde tem um lustre de cristal?

Não precisa impressionar com o cardápio. Não é uma competição de quem tem os pratos mais caros ou exuberantes. Já diria Henrique Fogaça: menos é mais.

Qual será o valor mínimo e máximo do seu cardápio? Será sazonal, dando preferência aos alimentos da época? Vai ter um cardápio no almoço e outro no jantar? Lembre-se de focar na qualidade, sem pecar pelos excessos.

Focando no nível do serviço

É hora de saber se esse menu será à la carte ou self service. Saber como vai ser a distribuição da comida influencia diretamente no planejamento da sua cozinha. Um fast-food precisa de equipamentos diferentes se comparado a um restaurante árabe.

Com tudo isso em mente, você começa a ter uma ideia de quanto vai gastar, qual seria a melhor localização, quantos funcionários vai precisar, entre outras questões. E uma delas, tão importante quanto qualquer outra, é a segurança dos alimentos.

Cliente feliz é cliente que não passa mal

Já que você pensou em tudo com tanto carinho, nada mais justo do que garantir que esse alimento, além de gostoso, seja seguro. Afinal, você não quer servir um risoto com cogumelos e Escherichia coli.

Quem quer abrir um restaurante em 2020, deve saber que nutrição e alimentação coletiva andam lado a lado. Um nutricionista, inclusive, pode te ajudar no planejamento do cardápio, em questão de sabores, preços e saudabilidade.

Na hora de tirar os planos do papel, esse profissional sabe como funciona o ritmo de uma cozinha e vai te ajudar a projetá-la de forma a aumentar a produtividade. Sem funcionário se esbarrando e comida caindo no chão. Um layout bem pensado e de acordo com a legislação vai facilitar seu dia a dia na correria. 

 Quero abrir um restaurante em 2020 - Primeiros Passos

Unindo as 2 tendências para abrir um restaurante em 2020

Ok, quase tudo pronto. Mas falta falar do veganismo e do delivery. Não é à toa que quem sabe acompanhar as tendências não cai no esquecimento. 

Calma aí, também não estamos falando para abraçar o mundo. Não é para virar bagunça. É para adaptar a tendência à sua realidade. É para pegar o que faz sentido e trazer para o seu mundo. Não precisa tornar todo seu cardápio vegano e fechar as portas.

No entanto, por que não ter duas opções sem nada de origem animal no cardápio? Assim, você acaba atendendo pessoas que são intolerantes à lactose ou, simplesmente, querem ter uma vida mais saudável. Contrate, talvez, uma nutricionista vegana ou que entenda do assunto para te ajudar a formular uma opção bem gostosa. 

Em relação ao delivery, comece aos poucos, atendendo só sua região. Veja se houve retorno para, então, investir nessa forma de negócio. Você não precisa nem contratar entregador, basta ter uma conta em um dos aplicativos usados atualmente.

Mas tome cuidado: a qualidade do salão deve ser mantida no delivery. Cuide dos detalhes, como a apresentação, os acompanhamentos e a embalagem. Isso faz total diferença para o cliente. Entregue a comida que você gostaria de receber. 

E agora, ficou mais claro como abrir um restaurante em 2020? Se precisar de uma ajuda com burocracias da ANVISA, adequação de layout e planejamento de cardápio, dê um pulo na nossa página de serviços. Podemos te ajudar a transformar esse sonho em realidade!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.